Overclock.net banner

13600k Ajuda temperaturas altas

17K views 56 replies 14 participants last post by  lattanzios1  
#1 · (Edited)
Eu quero me referir a esta postagem

"MSI B660s deve ter a opção de carga leve - procure-a em opções avançadas da CPU e defina-a para 1, deixe a voltagem da CPU em automático para começar. No meu 13600KF, mudar a carga leve para 1 reduz a voltagem máxima no cinebench de 1,409v para 1,259v."

Eu entendo que a bios define mais voltagem do que deveria às vezes, resultando em temperaturas mais altas da CPU. Eu tenho um 13600k emparelhado com AK620, em jogos como battlefield 2042 ou apex meu CPU max sobe às vezes até 90c. Eu tentei procurar configurações semelhantes na minha placa-mãe Gigabyte, mas não tenho certeza de qual configuração faz isso.

Eu quero reduzir as temperaturas da minha CPU, alguém pode me ajudar?

Intel Core i5-13600K
Gigabyte Z690 GAMING X DDR4
Genesis Irid 400 RGB
G.SKILL 16GB (2x8GB) 3200MHz CL16 Aegis
be quiet! Pure Power 11 FM 750W 80 Plus Gold
Ak620
RTX 3080 gigabyte gaming oc

#2 ·
Eu tenho uma gigabyte z790 gaming x ax ddr5, você pode tentar reduzir os limites turbo na bios e também alterar a voltagem de auto para normal . Com essas alterações, o meu roda no máximo a 80c com vcore ~1.224 durante um cinebench r23 de 10 minutos. Seu cooler tem 260W tdp então eu acho que é suficiente, eu uso dark rock pro 4 com 250 W tdp.

#14 ·
Não estou familiarizado com placas Gigabyte, suponho que você deve alterar a voltagem ou algumas outras opções para Auto primeiro, a fim de poder alterar as opções AC/DC.
Os valores devem ser 1 (0,01 mOhm).
Isso está errado... você não quer rodar AC/DC em ambos 0,01 mOhm. Idealmente, você quer combinar a linha de carga DC com a configuração LLC em algum lugar em torno de 1,1 mOhm a 1,0 mOhm é recomendado. Isso corresponderia ao Nível 3 ou 4 em placas Asus, não tenho certeza sobre Gigabyte. Indo muito mais baixo do que isso, você terá grandes picos e quedas de tensão que podem causar instabilidade. Em seguida, defina a Linha de Carga AC tão baixa quanto estável, a maioria das CPUs pode fazer 0,10 a 0,20 mOmn sem problemas. Este tópico detalha muito mais sobre este tópico e como subvoltar corretamente com a linha de carga AC/DC.

#54 · (Edited)
Eu habilitei IT, mas não consigo inserir novos valores, o que fazer agora? View attachment 2600456
Selecione a string e insira o valor usando os números no teclado (por exemplo, 90 = 0,900 mOhm).
Isso substitui a configuração Auto no menu anterior.

Atualmente (13600k/B660 Gaming X ddr4) eu tenho essas configurações:
  • modo de tensão do núcleo: adaptável (sem offset porque não funciona devido às limitações atuais da bios);
  • vcore: normal (relata 1,25v);
  • AC_LL: 65;
  • DC_LL: 91;
  • LLC: baixo (deve estar muito próximo de DC_LL);
  • PL_1 e PL_2: 181W.

Pontuação CB32 em torno de 24000, temperaturas abaixo de 80°, VID correspondente a Vcore sob carga, sistema estável mesmo em cargas baixas.

#15 · (Edited)
AC em 0,01 mohm pode ser demais para 13900K ou 13700K, mas é perfeitamente adequado para 13600K. DC não tem nada a ver com o excesso e a subida. 1,1 mohm. Ele apenas fornecerá leituras de energia falsas quando for muito maior que AC. Em placas MSI, CPU Load Lite no Modo 1 é AC/DC Lite Load = 1 em ambos, ao qual o autor se refere.

#16 ·
AC em 0,01 mohm pode ser demais para 13900K ou 13700K, mas é perfeitamente bom para 13600K. DC não tem nada a ver com o excesso e a subida. 1,1 mohm. Ele apenas dará leituras de energia falsas quando for muito maior que AC. Em placas MSI, CPU Load Lite no Modo 1 é AC/DC Lite Load = 1 em ambos, ao qual o autor se refere.
É por isso que não recomendo que ninguém use LL1 (Load Lite)
LL2 está definindo AC/DC 10/80, então todos devem usar LL2 ou superior

Também use y-cuncher (y-cruncher - A Multi-Threaded Pi Program) para o teste de estabilidade de subvoltagem, basta iniciá-lo, pressionar 1 (enter) e 0 (enter)
Deve deixá-lo rodar por pelo menos 30 minutos
A instabilidade apareceu em no máximo 15 minutos.
Além disso, ele também revela instabilidade de memória, então certifique-se de primeiro estabilizar a CPU, então execute y-cruncher sem XMP/Overclock de memória.

Para meu 13700k, LL3 é estável.
E também, por favor, atenha-se aos limites de corrente/potência recomendados pela Intel, se possível, para sua CPU.

#17 ·
Eu uso Prime95 em Small FFTs AVX por horas. Comparado com o Prime95 y-crucher é como uma brisa da primavera. O Modo CPU Lite Load 2 pode ser melhor para a estabilidade do 13700K, mas é desnecessário para o 13600K, que funciona em frequências mais baixas e não requer essa voltagem mais alta.

#18 · (Edited)
Eu uso o Prime95 em Small FFTs AVX por horas. Comparado com o y-crucher do Prime95, é como uma brisa da primavera. O Modo CPU Lite Load 2 pode ser melhor para a estabilidade do 13700K, mas é desnecessário para o 13600K, que funciona em frequências mais baixas e não requer essa voltagem mais alta.
Não, o y-cruncher é perfeito porque também é carga variável, além de pequenos fft avx irrealistas por horas, dependendo da calibração da linha de carga e das configurações ac/dc, ele pode ser estável em pequenos fft avx por horas, mas então travar durante a operação normal do Windows.

Também duvido que qualquer CPU seja estável em LL1, a menos que seja um silício incrível.
Ele funciona com uma curva V/F predefinida, então não importa se é 13600k ou 13700k.. o modo 1 é muito, muito baixo.

#21 ·
.....

Quero reduzir as temperaturas da minha CPU, alguém pode me ajudar?

.....
O primeiro passo mais fácil seria testar um offset negativo com XTU - talvez com -0,050 V.

Configuração Gaming-Uefi mais eficaz (Gigabyte Z-790, 13700k) que descobri para mim no momento.
Vcore Voltage Mode: Adaptive
Internal CPU Vcore: Normal
Internal CPU Vcore Offset: -0.108V

CPU Internal AC/DC Load line: Power Saving
CPU Vcore Loadline Calibration: Normal

Para CinebenchR23, no entanto:
IA VR Config Enable: Enabled
IA AC Loadline: 1
IA DC Loadline: 0 (0 é para Auto, 91 ou 92 seria o valor equivalente)

Internal CPU Vcore Offset: -0.020V

10 Watts a menos no CinebenchR23 do que na outra configuração.
A outra configuração me dá 8 Watts a menos em jogos, no entanto.

Uma coisa estranha que notei: As configurações IA VR Config Enable parecem importar, embora estivessem definidas como desativadas.
Eu tive que carregar o padrão otimizado, quando eu queria voltar para a configuração -0,108V.

#22 ·
O primeiro passo mais fácil seria testar um offset negativo com XTU - talvez com -0,050 V.

Configuração Gaming-Uefi mais eficaz (Gigabyte Z-790, 13700k) que descobri para mim no momento.
Internal CPU Vcore Offset: -0.108V

CPU Internal AC/DC Load line: Power Saving

Para CinebenchR23, no entanto:
IA VR Config Enable: Enabled
IA AC Loadline: 1
IA DC Loadline: 0 (0 é para Auto, 91 ou 92 seria o valor equivalente)

Internal CPU Vcore Offset: -0.020V

10 Watts a menos no CinebenchR23 do que na outra configuração.
A outra configuração me dá 8 Watts a menos em jogos, no entanto.

Uma coisa estranha que notei: As configurações IA VR Config Enable parecem importar, embora estivessem definidas como desativadas.
Eu tive que carregar o padrão otimizado, quando eu queria voltar para a configuração -0,108V.
Que temperaturas você tem e também pontuação no cinebench r23?

#41 · (Edited)
Os offsets AVX padrão são:
13600K "-1"
13700K "-3"
13900K "-5"

O Core i9-13900K possui várias tecnologias de aumento automático de frequência para os núcleos P. A configuração padrão não é totalmente clara para todos, então quero dar uma visão geral rápida.

A frequência base do P-Core é 3,0 GHz
A frequência Turbo Boost 2.0 (TBT2) é 5,4 GHz para até 2 núcleos P ativos e 5,3 GHz para até 8 núcleos P ativos. Cada núcleo P pode aumentar para 5,4 GHz.
A frequência Turbo Boost Max 3.0 (TBTM3) é 5,7 GHz, para até 2 núcleos P ativos. Apenas os núcleos favorecidos podem aumentar para 5,7 GHz. Os outros são limitados a 5,4 GHz.
Quando o Thermal Velocity Boost (TVB) está ativo, os dois núcleos P favorecidos podem aumentar para 5,8 GHz, e cada núcleo P não favorecido pode aumentar para 5,5 GHz.
Quando a Tecnologia Adaptive Boost (ABT) está ativada, até 8 núcleos P podem aumentar para 5,4 GHz
Quando a Tecnologia Adaptive Boost e o Thermal Velocity Boost estão ativos, até 8 núcleos P podem aumentar para 5,5 GHz.
O offset de razão negativa AVX é -5. Quando o offset de razão negativa AVX é ativado, a razão máxima da CPU é o limite Turbo Boost 2.0. A razão é compensada por núcleo a partir de sua razão máxima permitida. Portanto, os núcleos favorecidos podem rodar até 5,3 GHz, e os núcleos não favorecidos podem rodar até 5 GHz.
SkatterBencher #49: Intel Core i9-13900K Overclocked to 6100MHz

Quando você altera o multiplicador da CPU, o Offset AVX vai para 0 se estiver em Auto.

#44 ·
Os offsets AVX padrão são:
13600K "-1"
13700K "-3"
13900K "-5"

SkatterBencher #49: Intel Core i9-13900K Overclocked to 6100MHz

Quando você altera o multiplicador da CPU, o Offset AVX vai para 0 se estiver em Auto.
Não há offset AVX padrão em nenhuma das CPUs que você mencionou, tanto quanto eu sei… você pode testá-lo, eu acho, definir tudo para o padrão e executar a carga de trabalho avx, observar as temperaturas, depois definir para -1 e testar novamente

Eu nunca vi nenhuma alteração de clock durante a carga de trabalho avx, então parece besteira.

#46 ·
Pessoal, isso é considerado undervolting? Eu reduzi Dynamic vcore (dvid) - 0,080v.
Durante o cinebench, nem atinge 70c com o mesmo resultado de antes... parece bom demais para ser verdade e estável.
É realmente isso? Há alguns tópicos por aqui que dizem que é muito mais complicado fazer direito, mas se tudo o que você fez for suficiente, seria uma boa notícia.

Uma vez, tropecei nisso (aqui ou no reddit):
"Você define o controle de tensão para o modo Adaptável, então define alguma tensão que é necessária para baixa carga de trabalho, então você usa AC Loadline (Lite Load Contol definido para Avançado) para aumentar a tensão para toda a carga de trabalho do núcleo (AC Loadline é um coeficiente que aumenta a tensão em relação ao consumo de energia) e continua equilibrando isso até obter um resultado estável e satisfatório. DC Loadline precisa ser definido corretamente e de acordo com a impedância introduzida pelo nível LLC, definir DC Loadline corretamente resulta em uma leitura precisa do consumo de energia, você sabe que DC está definido corretamente, quando VID = vcore sob toda a carga de trabalho do núcleo, como Cinebench R23."
- parece complicado!

Em outra ocasião, este guia foi sugerido para mim: forum (o melhor que posso esperar é que o google o traduza bem o suficiente).

#45 · (Edited)
Já foi testado. Parece que você não faz ideia do que é uma carga de trabalho AVX.

As cargas de trabalho AVX que podem acionar o deslocamento são testes de estresse como Prime95 e OCCT. Como pessoas como você acham que isso pode degradar seu chip, a única carga de trabalho com a qual você pode testar o deslocamento AVX é o y-cruncher e alguns outros benchmarks raros.

Basta ler o artigo que você citou.

#47 ·
Já está testado. Parece que você não faz ideia do que é uma carga de trabalho AVX.

As cargas de trabalho AVX que podem acionar o offset são testes de estresse como Prime95 e OCCT. Como pessoas como você acham que isso pode degradar seu chip, a única carga de trabalho que você pode testar o offset AVX é o y-cruncher e alguns outros benchmarks raros.

Basta ler o artigo que você citou.
BS

Você não faz absolutamente nenhuma ideia.
Até o Windows usa instruções AVX.
Teste você mesmo também.

#50 ·
Eu não sou bom em overclocking, e geralmente apenas copio o que outras pessoas fazem. Eu li todos os artigos sobre undervolt, mas realmente entendo muito pouco. Em parte, porque não tenho uma placa-mãe Z, só tenho uma placa-mãe B 660 e uma CPU 13600k. Eu segui RobertoSampai por simplicidade e aplicabilidade na minha placa-mãe B660. Depois de muito tempo, descobri que o LLC se aproxima de AC_LL:0.2 DC_1.02 (considero os parâmetros de RobertoSampai como padrão). E aqui estão minhas configurações: LLC:6 AC_LL:0.24 DC_LL:1.02 PL1,PL2 =161W, e agradeço qualquer sugestão (uso noctua U12A). Estou fazendo algo errado?

Attachments

#55 ·
Eu quero me referir a esta postagem

"MSI B660s deve ter a opção lite load - procure-a em opções avançadas da CPU e defina-a como 1, deixe a voltagem da CPU em automático para começar.
No meu 13600KF, mudar lite load para 1 diminui a voltagem máxima no cinebench de 1,409v para 1,259v."

Eu entendo que a bios define mais voltagem do que deveria às vezes, resultando em temperaturas de CPU mais altas. Eu tenho um 13600k emparelhado com AK620, em jogos como battlefield 2042 ou apex meu CPU atinge picos máximos de até 90c às vezes. Eu tentei procurar configurações semelhantes na minha placa-mãe Gigabyte, mas não tenho certeza de qual configuração faz isso.

Eu quero reduzir as temperaturas da minha CPU, alguém pode me ajudar?

Intel Core i5-13600K
Gigabyte Z690 GAMING X DDR4
Genesis Irid 400 RGB
G.SKILL 16GB (2x8GB) 3200MHz CL16 Aegis
be quiet! Pure Power 11 FM 750W 80 Plus Gold
Ak620
RTX 3080 gigabyte gaming oc
Embora 1,4 V ou algo assim seja mais alto do que deveria ser, suspeito que o fluxo de ar do seu gabinete esteja causando a maior parte da falha, estou usando um 1,3 V 12700KF no Noctua NH-U12A, que deve ser no máximo semelhante ao AK620, sem a estrutura de contato (descobri o problema de flexão muito tarde, já estava dobrado, então não se preocupe com ILM), quando organizei meu fluxo de ar no antec NX410, a temperatura da minha CPU ficou em média em ~52C em um ambiente de 24C e os picos estão em baixos 70Cs (o que só ocorre cada vez em um piscar de olhos ou algo assim). com os picos de desempenho D15 até 90C é anormal mesmo com essa voltagem, qual é a temperatura média?

E para ser honesto, já que o Tj max, que é a Intel garante a vida útil da CPU sob carga de longo prazo dentro do período de garantia, atingindo picos de até 90C em um segundo ou mais não fará nada perto de perigoso e eu não vou me preocupar muito com isso pessoalmente.