Overclock.net banner
1 - 10 of 10 Posts

z390e

· Surly Old Fart
1,476 Posts
Discussion starter · #1 · (Edited)
Consegui comprar um PG27UCDM, mas ainda estou esperando para poder comprar uma placa da série 5 que tenha DP 2.1.

Qual é a taxa de atualização máxima que posso executar vídeo, não jogos, para HDR @ 4k em uma saída Display port 1.4a e não usar DSC?

Eu acho que são 120 Hz @ 4K, mas quero ter certeza.

Discussion starter · #3 ·
Essa é uma tabela sólida, mas é para HDMI 2.1 e não diz quais dessas resoluções serão DSC?

3840*2160*30*120= ~29,86 Gbps

Isso está bem além da taxa de dados real (~25,92 Gbps) do HBR3 DP 1.4 sem DSC.

Discussion starter · #5 ·
Voltando à pergunta original, qual é a taxa de atualização máxima que posso executar conteúdo 4K HDR com DP 1.4 e não usar DSC?

Eu entendo que a cor de 12 bits não é alcançável, mas o que é alcançável?

Eu acho que 2160p@120hz 8 bits de cor, embora eu me lembre de uma análise de monitor onde o revisor afirmou que estava fazendo 2160p@144hz com 8 bits sem DSC. 10 bits e ele cai para cerca de 90 do que eu me lembro.

Edição: Encontrei esta postagem com várias tabelas/calculadoras.

https://linustechtips.com/topic/729232-guide-to-display-cables-adapters-v2/?section=calc

O último, Calculadora de Taxa de Dados / Frequência Máxima de Atualização é o que você deve olhar. De acordo com essa calculadora, 97,4 Hz deve ser a taxa de atualização máxima teórica para 2160p a 10 bits. Pode ser necessário criar uma resolução personalizada com o driver de exibição para obter esses números, pois o Windows provavelmente fornecerá apenas 60 Hz ou 75 Hz como opções.

Discussion starter · #7 ·
Obrigado @Melcar

parace que para a resolução de 3840x2160 é o seguinte quando conectado via DP 1.4

• 120.4hz para a frequência máxima de atualização sem compressão a 8b
  • 97.4hz para a frequência máxima de atualização sem compressão a 10b
  • 81.8hz para a frequência máxima de atualização sem compressão a 12b

Essa ferramenta não menciona HDR, no entanto, e eu também não sei qual formato de tempo está correto.

CVT-R2 é, penso eu, a predefinição "segura" a assumir com monitores de PC. Posso estar errado, pois estou apenas a repetir o que li em outros fóruns.

• Rep+
Reactions: z390e
Essa ferramenta não menciona HDR, no entanto
Está implícito nos bits por pixel. Qualquer coisa acima de 8 bits por canal é HDR. A maioria do conteúdo HDR funciona perfeitamente com 10 bpc.

• Rep+
Reactions: z390e
Eu tenho um 27UCDM e um 5090. Não consigo fazer o DP2.1 funcionar a mais de 4k120hz sem DSC, embora eu tenha lido que ele pode fazer 4K240hz em cores completas sem DSC, algo não está certo. Eu até tentei 3 cabos: o cabo DP80 que veio com o monitor, um Club3D e um Silkland.

1 - 10 of 10 Posts