Overclock.net banner
16,161 - 16,180 of 33,810 Posts
muito bom, você tentou definir todas as 4 tensões para 1,4v?
1.53v VDD e 1.53v VDDQ é o mais baixo que pode postar e permanecer estável. As outras tensões são completamente seguras e eu não quero mexer nelas se funcionarem tbh.
Estou agora a trabalhar em 6933 CL28 porque 6800 CL28 funcionou bem a 1.55v, mas preciso descobrir as tensões para isso.

Gostaria de me aprofundar em overclocking DDR5 com ICs Hynix.

Estou tentando manter a placa-mãe dentro do orçamento, então tenho algumas opções:
  • MSI Z690 Unify-X $267, usada, mas em bom estado, o proprietário pode passar 7400 no y-cruncher VST. Um pino no cabeçalho ARGB superior está quebrado (mas há 2 cabeçalhos na placa-mãe)
  • MSI PRO Z790-A WIFI $307, não tenho nenhuma reclamação sobre esta placa-mãe, eu tinha ela em Z690 DDR4 e era incrível. Espero conseguir atingir 7000/7200 nela.

Mais opções de orçamento:
  • MSI PRO Z790-P WIFI: $258
  • Asrock Z790 PRO-RS WIFI $248

Parece que com a última geração e DDR4 a placa-mãe quase não importava, pois era principalmente o IMC, mas agora é um pouco de dor de cabeça tentar escolher uma placa-mãe. Agradeço qualquer sugestão, obrigado.

Estou tentando manter a placa-mãe dentro do orçamento, então tenho algumas opções:
  • MSI Z690 Unify-X $267, usada, mas em bom estado, o proprietário pode passar 7400 no y-cruncher VST. Um pino no cabeçalho ARGB superior está quebrado (mas existem 2 cabeçalhos na placa-mãe)
  • MSI PRO Z790-A WIFI $307, Não tenho nenhuma reclamação com esta placa-mãe, eu tinha ela em Z690 DDR4 e foi incrível. Espero poder atingir 7000/7200 nela.

Parece que com a última geração e DDR4 a placa-mãe mal importava, pois era principalmente o IMC, mas agora é um pouco de dor de cabeça tentar escolher uma placa-mãe. Agradeço qualquer sugestão, obrigado.
Olá, algumas semanas atrás eu comprei uma ASRock Z790 Steel Legend WiFi por $249 US na newegg. A placa é sólida e pode fazer 7200Mhz fácil em Hynix A-Die. Posso recomendar com segurança esta placa com base na minha experiência de usuário. Eu também tenho uma Asus Apex Z790 e placas-mãe ASRock Aqua Z690 OC 2 dimm, boas apenas para benchmarks, pois elas farão velocidades ddr5 insanas. Mas para uso normal, jogos, navegação na web, vídeos, etc... essa Z790 steel legend é perfeita. Além disso, a Z790 Steel legend tem um vrm melhor e mais robusto que o PRO-RS.

Image

Olá, algumas semanas atrás comprei uma ASRock Z790 Steel Legend WiFi por US$ 249 na newegg. A placa é sólida e pode fazer 7200Mhz facilmente em Hynix A-Die. Posso recomendar esta placa com segurança com base na minha experiência de usuário. Também tenho uma Asus Apex Z790 e placas-mãe ASRock Aqua Z690 OC 2 dimm, boas apenas para benchmarks, pois atingirão velocidades ddr5 insanas. Mas para uso normal, jogos, navegação na web, vídeos, etc... essa Z790 steel legend é perfeita. Além disso, a Z790 Steel legend tem um vrm melhor e mais robusto que o PRO-RS.
Oh, olá também :) Devo dizer que é muito reconfortante para mim que ela possa fazer 7200. Custa um pouco mais do que a MSI Z790-A, US$ 317 na NewEgg, já que o IVA está incluído no preço. Meu amigo que está vendendo o Z690 Unify-X por ~US$ 267 também tem o Z790 Apex e eu pude jogar um pouco com ele. Com toda a honestidade, eu não gostaria do Apex para um sistema diário porque, me conhecendo, eu provavelmente ficaria preso na toca do coelho de perseguir os melhores CPUs e DIMMs A-Die apenas para benchmarks. Acho que ele fez algo como 9200MT/s, mas limitado a apenas 4 GB disponíveis para o sistema operacional, pessoalmente não quero me deixar levar e ficaria feliz em me contentar com algo que faça 7000~7200 e depois apertar os tempos.

Minha CPU é apenas um 13600K, não tenho certeza se um VRM mais robusto fará diferença no meu caso lol, mas, no entanto, é um bom bônus.
Se eu pegar o Unify-X, seria quase a opção mais barata, pode fazer 7200+, exceto que meu amigo idiota quebrou um dos pinos no cabeçalho ARGB superior direito.

Acabei de comprar um G.Skill Trident Z5 RGB DDR5-8000 CL38-48-48-128 1.45V 32GB (2x16GB) com alguns meses, usado no Ebay por apenas $200 US. Só um fez uma oferta, isso fez a minha semana!

A falta de entusiasmo com a venda é provavelmente uma mistura de coisas como a AMD só precisar de 6000 EXPO, e a maioria das placas de 4 dimm com Intel só conseguindo 7200. Também memória RAM mais barata no mercado como Patriot 32GB Viper Xtreme 5 DDR5 8000 MHz e velocidade vs preço a baixar.

Eu vou me livrar dos hynix greens baratos, pegar o Raptor refresh com uma placa melhor, o IMC deve maximizar a RAM. Isso vai ser divertido...

• Rep+
Reactions: dante`afk
Eu tenho essa placa-mãe. Só consegui estabilizar meus 2x32 A-die em 6461 MT/s, parece que uma boa placa-mãe faz cerca de 600 MT/s com memória dual rank.

A unify-x é provavelmente melhor.
Obrigado.
2x32GB Hynix A-Dual são Dual Rank? Um outro amigo meu comprou GSkill 6400c32 2x32GB e de acordo com o serial é A-Die. Rodando em MSI Z790 ACE, eu pedi para ele abrir o Taiphoon Burner para verificar se é dual rank e ele teve uma tela azul tentando abrir o Taiphoon e desde então ele está com medo de abrir esse aplicativo LOL. Isso me fez pensar se de alguma forma 6400 dual rank simplesmente não é estável em sua placa-mãe ou talvez tenha sido apenas uma coincidência.

Só para aqueles interessados na configuração da espessura da almofada para o kit Bitspower DDR5.

Eu tive que desmontar meu dissipador de calor duas vezes porque ele não estava sentado no centro com o dissipador de calor.

Eu descobri a espessura ideal para que, sob pressão de fixação, os palitos não se inclinassem.

A almofada mais importante para esta configuração é o lado vazio do palito. Há um layout de rastreamento PMIC e você precisa colocar uma almofada de 1,5 mm de espessura em torno de 2 cm x 1,3 cm (Tenha cuidado para não sobrepor a parte inferior do dissipador de calor que fica mais alta ou você terá problemas de fixação). Se você não tiver suporte traseiro no PMIC com espessura suficiente, você acabará inclinando os módulos sob pressão, então esta almofada PMIC nivela todo o palito assim que você começa a apertá-lo.

Só de adicionar a almofada térmica PMIC na parte traseira com 1,5 mm de espessura, consegui diminuir 3 graus a mais nas temperaturas do SPD Hub. Acredito que haja melhor pressão no PMIC na frente devido a este suporte traseiro. Toda a configuração agora é sólida como uma rocha e não se mexe ou se move apesar da instalação e remoção repetidas das rams.

Resumo do que eu usei:

Kit RAM - G.Skill 7800C36 Kit

Chips RAM frontais - Almofada térmica Gelid Extreme de 1,0 mm (4,5 cm x 1,0 cm)
Chip PMIC frontal - Almofada térmica Gelid Extreme de 1,5 mm (2 cm x 1,5 cm)

Chips RAM traseiros (vazios) - Almofada térmica Gelid Extreme de 0,5 mm (4,5 cm x 1,0 cm)
Rastreamento PMIC traseiro - Almofada térmica Gelid Extreme de 1,5 mm (2 cm x 1,3 cm)

Além disso, colei um pouco de pasta térmica logo acima da linha verde, conforme descrito abaixo, para melhor transferência térmica. Espero que isso ajude vocês se estiverem usando o mesmo kit.
View attachment 2589545
View attachment 2589548
View attachment 2589549
View attachment 2589547
Olá amigo, você se importaria de me enviar as imagens por DM se ainda as tiver. Sinto muito em perguntar diretamente, mas parece que os links de imagens OCN estão mortos e eu estava prestes a começar em minhas rams referenciando suas informações...

Obrigado.
São 2x32GB Hynix A-Dual Dual Rank? Outro amigo meu comprou GSkill 6400c32 2x32GB e de acordo com o serial é A-Die. Rodando em MSI Z790 ACE, pedi a ele para abrir o Taiphoon Burner para verificar se é dual rank e ele recebeu uma tela azul tentando abrir o Taiphoon e desde então ele está com medo de abrir aquele aplicativo LOL. Isso me fez perguntar se de alguma forma 6400 dual rank simplesmente não é estável em sua placa-mãe ou talvez tenha sido apenas uma coincidência.
Claro que é dual rank.

Você pode obter 2x32 estável a 7200 com uma boa placa-mãe e imc, eu não tenho nenhum dos dois.

Alguma dica sobre como deixar esta opção (XMP ajustado na BIOS) estável? Tentei Anta777Extreme e ele lançou 2 erros no total, mas notei que o sistema congelou em idle após 5,5 horas.

Obrigado.
São 2x32GB Hynix A-Dual Dual Rank? Outro amigo meu comprou GSkill 6400c32 2x32GB e de acordo com o serial é A-Die. Rodando em MSI Z790 ACE, eu pedi para ele abrir o Taiphoon Burner para verificar se é dual rank e ele teve uma tela azul tentando abrir o Taiphoon e desde então ele tem medo de abrir aquele aplicativo LOL. Isso me fez perguntar se de alguma forma 6400 dual rank simplesmente não é estável em sua placa-mãe ou talvez tenha sido apenas uma coincidência.
Não é coincidência porque MSi são as piores placas para clocks altos

• MSI Z690 Unify-X $267, usada, mas em bom estado, o proprietário pode passar 7400 no y-cruncher VST. Um pino no cabeçalho ARGB superior está quebrado (mas há 2 cabeçalhos na placa-mãe)
  • MSI PRO Z790-A WIFI $307, Não tenho nenhuma reclamação sobre esta placa-mãe, eu a tinha em Z690 DDR4 e era incrível. Espero poder atingir 7000/7200 nela.

Parece que com a última geração e DDR4 a placa-mãe quase não importava, pois era principalmente o IMC, mas agora é um pouco de dor de cabeça tentar escolher uma placa-mãe. Agradeço qualquer sugestão, obrigado.
Melhor OC DDR5 pelo dinheiro em uma placa-mãe:

MSI MPG Z790I EDGE WIFI LGA 1700 Intel Z790 SATA 6Gb/s DDR5 Mini ITX Placa-mãe - Newegg.com

Pessoal, qual seria o motivo para trfc2 não ir abaixo de 500? Abaixo disso e não vai postar, isso só acontece na última versão beta da bios para o msi z790 ace (1.41) Eu sei que é beta, mas posso fazer postar? Aumentar uma voltagem específica ou algo assim?

Um pouco fora do tópico
Vocês estão vendo as fotos mais antigas no fórum?

16,161 - 16,180 of 33,810 Posts