Overclock.net banner
8,881 - 8,900 of 20,267 Posts
Uma maneira simples de, de alguma forma, subvoltar a maneira "automática" é alterar o SVID Behavior para "Trained" e isso corta as temperaturas em cerca de 10c, reduz o uso de watts, a voltagem, etc. A única coisa para a qual não é bom é uma CPU com overclock, porque ela não fornecerá tensão suficiente para frequências mais altas que estão acima do padrão. No entanto, em frequências padrão, "Trained SVID Behavior" deve funcionar muito bem. O lado positivo é que tudo o que você realmente precisa fazer é habilitar MCE>Remove all limits (se você quiser limites de energia desbloqueados, mas ainda obter os benefícios térmicos da tensão "Trained". Você pode deixar isso desativado se achar que está usando muita energia, mas, na minha experiência, não usará). Por fim, certifique-se de alterar o SVID Behavior para "Trained" e salvar e sair... reiniciar.
O comportamento Svid definido para o melhor cenário é o melhor para o menor consumo de energia. Entre treinado e o melhor cenário pode ser 25w a menos em carga total

Discussion starter · #8,885 ·
Não consigo voltar para o meu perfil 8200 36 OU perfil 8200 34 - nada além de telas azuis, MESMAS configurações que EU 2124.

A ROG removeu o ME 2176 da página de suporte por uma razão. Esperando por um ME atualizado em breve. (y)
Nova bios = nova diversão de ajuste
Você nem sempre pode usar as mesmas configurações em todas as bios.

Uma maneira simples de, de certa forma, subvoltar a forma "automática" é alterar o Comportamento SVID para "Trained" e isso corta as temperaturas em cerca de 10c, reduz o uso de watts, a voltagem, etc. A única coisa para a qual não é bom é uma CPU overclockada, porque ela não fornecerá tensão suficiente para frequências mais altas que estão acima do padrão. No entanto, em frequências de estoque, "Trained SVID Behavior" deve funcionar muito bem. O lado positivo é que tudo o que você realmente precisa fazer é habilitar MCE>Remover todos os limites (se você quiser limites de energia desbloqueados, mas ainda obter os benefícios térmicos da tensão "Trained". Você pode desativar isso se achar que está usando muita potência, mas na minha experiência não vai). Por fim, certifique-se de alterar o Comportamento SVID para "Trained" e salvar e sair... reiniciar.
E eu uso uma pequena voltagem adaptativa negativa de 0,05. Funciona como um encanto!

Nova bios = nova diversão de ajuste
Isso traz à tona um velho ditado: "Se não está quebrado, não conserte" ou algo parecido. Ajustar é divertido quando você compra hardware novo, mas NÃO após uma simples atualização da BIOS... Esse tempo não é melhor gasto jogando Battlefield ;)

O comportamento Svid definido para o melhor cenário é o melhor para o menor uso de energia. Entre treinado e o melhor cenário pode ser 25w a menos em carga total.
"Melhor cenário" trava instantaneamente (tela azul) meu 12900KS via OCCT >estabilidade>pequeno>extremo>variável.

"Treinado" funciona muito bem: 83-85 graus 263w-265w.

Aprimoramento multicore Asus está "ativado". CPU não está "overclockada".

Editar:
Uau :eek: Caso contrário, eu sempre executo a CPU com um deslocamento negativo de - 0,11v, o que nunca foi um problema sob carga e em idle. -0,15v é a faixa crítica para telas azuis em idle.

Com esta configuração, o OCCT roda a 89 graus e 298w.

@UTVOL06
Obrigado pela dica "treinado", vou usá-la agora (y)
Eu nunca esperaria que "treinado" desse um consumo menor do que meu deslocamento de -0,11v.

• Love
Reactions: UTVOL06
Discussion starter · #8,889 ·
Isso traz à tona um velho ditado: "Se não está quebrado, não conserte" ou algo parecido. Ajustar é divertido quando você compra hardware novo, mas NÃO depois de uma simples atualização da BIOS... Esse tempo não é melhor gasto jogando Battlefield ;)
É uma razão pela qual tenho muitos computadores com jogos BF instalados. Sempre um computador que é 100% estável. Ps Eu tenho 2x apex e 2x 13900k 😅

• Rep+
Reactions: Betroz
Como já temos a Beta Bios 1202 para todos os usuários Maximus e Strix, acho seguro presumir que em um ou dois dias a Bios Oficial 1203 estará disponível para todos.
1203 disponível apenas em SKUs selecionadas, outras SKUs usam 1202.
1203 é a beta mais recente.
Aparentemente, é oficial agora, peguei do site da Asus

Image

(é um Thermaltake Water 3.0 AiO :p)

Aparentemente, há uma diferença entre XMPI e XMP II em relação à memória de escrita/cópia...
Vou usar XMP I a partir de agora
Image

Image

13900KF SP106 (P118/E83/MC87) - P55/E43/R45
Maximus Z790 APEX | BIOS 1203 | ME FW 2176
G.Skill 8000 2x24GB + bloco de RAM Bitspower D5 + dissipadores de calor Bitspower D5
Ambiente: 27C

2X24GB DDR5-8533 38-52-52-38-2T
VDD/VDDQ 1.5v | TX VDDQ 1.32V | SA 1.2v | MC 1.35V
Image

Desabafo

Eu tinha 2126 instalado há algum tempo, os sistemas sempre parecem melhores com eles, mas....

Ter a BIOS 1203 disponível e pedir uma atualização de firmware ME 2126 e, em seguida, não ter o referido firmware ME na página de download, faz com que pareça muito amador e pode ser frustrante para os usuários que não frequentam este tipo de fóruns.

E se alguém responsável estiver lendo isso, por favor, considere isso como feedback construtivo.

Ainda usando a BIOS beta 0903 "antiga" e ainda funcionando bem, então por que atualizar. Eu me pergunto se as correções de segurança no firmware ME mais recente valem o trabalho de atualizar isso + BIOS :unsure:

Desabafo

Eu tinha 2126 instalado há algum tempo, os sistemas sempre parecem melhores com eles, mas....

Ter a BIOS 1203 disponível e pedir uma atualização de firmware ME 2126 e, em seguida, não ter o referido firmware ME na página de download, parece muito amador e pode ser frustrante para os usuários que não frequentam este tipo de fóruns.

E se alguém responsável estiver lendo isso, por favor, considere isso como feedback construtivo.
Concordo, meio bobo, mas tenho certeza de que é apenas um erro, ou algum sub-firmware precisa ser atualizado por algum motivo, provavelmente um novo para as novas CPUs, e eles ainda não testaram o novo FW compilado.

Nova bios = novo ajuste divertido
Eu sei, mas não consigo nem mesmo obter meus 8200 36 e 8200 34 testados e comprovados agora com o ME 2176 instalado, mesmo com a bios 0904 - telas azuis instantâneas, isso não é justo.

Por que existem 3 versões diferentes do ME 2176? :unsure:

Eu usei a versão errada da página de suporte, que agora foi removida. :rolleyes:

Se eu instalar outro ME 2176 como o de Mokichu, isso ajudará? Acho que vou tentar ver se ele será instalado. (y)

8,881 - 8,900 of 20,267 Posts