Overclock.net banner

[OFICIAL] Fórum de Proprietários Asus Strix/Maximus Z790

11 reading
2.8M views 20K replies 791 participants last post by  CarSalesman  
#1 · (Edited)
Image

SP MC:

MC SP
--------------------------------------

• Testa o MC apenas, sem tocar na DRAM (você pode até remover a dram durante o teste), o mesmo mc em diferentes placas/dimms deve dar uma pontuação semelhante
  • Testa o FMax de um MC em uma baixa tensão SA fixa. Da mesma forma que você testa o fmax de um núcleo em baixa tensão em repouso.
  • Como há um elemento de sorte ao testar o FMax, como você faria ao executar um recorde cpuz, o resultado não será 100% o mesmo toda vez e a pontuação mudará um pouco.
  • A temperatura afeta o FMax, mas o efeito é ponderado e a temperatura máxima do pacote durante o treinamento é levada em consideração para gerar uma pontuação imparcial.

há uma forte correlação entre MC FMax e DRAM OC, assim como Core FMax com Core Cinebench Freq.

um exemplo de uma placa não tão boa, dram não tão bom a 1,4v por um overclocker não tão bom (eu!):
Rectangle Font Material property Pattern Parallel

em outras palavras, permanecendo todas as coisas iguais, há uma alta probabilidade de que um mc sp mais alto resulte em um oc dram mais alto.
Testar bioses:

#2 · (Edited)
Espaço para ferramentas

Asus Mem Tweakit

Asrock Timing Configurator
Turbo V-core

M15ocpak mais recente
https://www.dropbox.com/s/jf7ob7r5qu...K1121.zip?dl=0

Dica Mem oc:
tente definir CTLVREFUP para
CtlVrefUP ~ Intervalo [atalhos]
5600MT/s - 105 7600MT/s - 135
6000MT/s - 111 7800MT/s - 138
6400MT/s - 117 8000MT/s - 141
6800MT/s - 123 8200MT/s - 144
7000MT/s - 126 8400MT/s - 147
7200MT/s - 129 8533MT/s - 149
7400MT/s - 132 8800MT/s - 153

Testbioses para g.skill 2024 comp:

#5 ·
Procurando capacitores de polaridade invertida... Espere um pouco :unsure:

#13 ·
Z270 foi realmente uma roubalheira... e eu também tive aquele Apex, completamente inútil para mim, já que o Coffee Lake não rodaria nele.

Eu fiquei tão bravo com isso que fui para HEDT pela primeira vez depois do S1366.

Vamos louvar Jim Keller por doar uma nova arquitetura para a AMD.

#14 ·
Fora do tópico para por aqui :)

#15 · (Edited)
Eu estava pensando que o Z790 Apex ia ter um cartão Gen Z.2 ao lado dos slots DIMM, como o Crosshair X670E Extreme.

Parece haver mais distância entre os slots DIMM e o slot do cartão riser na placa X670E, que eu acredito ser E-ATX...

e a solução de resfriamento do cartão Gen Z.2, o tubo de calor, sobe para a trava, o que cobriria a exibição do código POST na placa de fotos OP. :unsure:

#17 ·
Para ser justo, eu odiava o DIMM.2 em qualquer coisa, pois estava bloqueando a maior parte, senão todo o fluxo de ar para a RAM que realmente precisa dele quando está com overclock...
A propósito, eu me pergunto por que apenas a EVGA está colocando os slots DIMM no "estilo DFI" acima do soquete?
Dimm.2 é a melhor solução m.2 em qualquer placa-mãe para mim. Eu usei o mesmo dimm.2 desde x299 Apex e z390 gene?
Fácil de trocar e espaço para 2x m.2 ssd's. Boa refrigeração neles também. Eu costumo usar watercooling nos dimms de ram, então a refrigeração nos dimms não é problema de qualquer maneira. Mesmo com refrigeração a ar, não há problema em resfriar a memória com um ventilador direto sobre os dimms.

#18 ·

• Rep+
Reactions: Telstar
#19 ·
Dimm.2 é a melhor solução m.2 em qualquer placa-mãe para mim. Eu usei o mesmo dimm.2 desde x299 Apex e z390 gene?
Fácil de trocar e espaço para 2x ssd m.2. Boa refrigeração neles também. Eu costumo usar watercooling nos dimms de ram, então a refrigeração nos dimms não é problema de qualquer maneira. Mesmo com refrigeração a ar, não há problema em resfriar a memória com um ventilador direto sobre os dimms.
Tenho que concordar, e o dimm.2 também não ocupa as faixas PCIE da placa de vídeo.. E quem reclama do resfriamento da memória bloqueado pelo dimm.2 não usou o cooler de RAM ALSEYE modificado com 2 ventiladores Noctua (requer algum trabalho para colocá-los, mas mesmo a unidade não modificada funciona bem também).